terça-feira, 20 de maio de 2014

Dia do Agrupamento

A 8 de maio comemorou-se o Dia do nosso Agrupamento.

Todos os alunos do Agrupamento passaram o dia na Escola E.B. 2,3 de Alapraia. Participaram em diversas atividades, visitaram exposições, dinamizaram sessões e apresentaram  trabalhos.

Foi um dia de festa!

Na biblioteca também decorreram atividades!

Os alunos do 5.º A, 5.º B, alguns encarregados de educação e a professora de Português apresentaram uma tertúlia poética para turmas do 5.º ano.









O 6.º C apresentou uma pequena dramatização "A propósito de Ulisses". Os alunos escreveram os textos tendo como base a obra "Ulisses", de Maria Alberta Menéres, e convidaram outras turmas para assistirem ao teatro.





Boas Leituras!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semana da leitura 2014




Comemorámos a leitura na semana de 12 a 19 de março.
Convidámos Pais / Encarregados de Educação para virem até à escola e contarem histórias à turma dos seus filhos.
Aderiram alguns pais a esta iniciativa proporcionando assim muitos e bons momentos de partilha de histórias e de experiências.

A mãe do Duarte Sales do 5.º A  conta-nos como foi…


“ Mãe, podes ir contar uma história à escola?”


Com esta frase parei o que estava a fazer, ficando estática a olhar para o meu filho. Sentia um misto de entusiasmo e apreensão. Era a Semana da Leitura e seria uma fantástica oportunidade de viver uma nova experiência com ele mas, ao mesmo tempo, também seria colocada à prova por todo aquele observador e exigente pequeno grande público, as crianças.


Perante aqueles olhinhos, aceitei, com a condição de ser feita por mãe e filho.


E que bom que foi. Divertimo-nos a ensaiar e a “actuar”, pois quem conta uma história acaba por encarnar as personagens e até interagir com quem a ouve.


Olhos atentos e sorrisos rasgados, foi o que eu recebi do nosso querido público. Mas não só. Recebi muito mais, pois dei por mim a ouvir maravilhada as histórias das outras mães e avós que, com a sua forma de partilhar e consequente reacção das crianças, enriqueciam também o meu mundo.


Para finalizar, todas as mães foram presenteadas, pelas crianças, com a fantástica e engraçada leitura do poema “ Cantiga de mãe”, de Alice Vieira.


Estou imensamente agradecida a todos, professora, mães e alunos. Que surjam mais experiências pais-escola, como esta. Parabéns!

Ana de Salis Amaral

Boas Leituras!